Nada como um belo dia de sol para quem curte praticar esportes e respirar ar puro… Sobretudo numa cidade como o Rio de Janeiro, onde a natureza é generosa e o sol brilha quase o ano inteiro, fazer uma trilha é uma excelente pedida. Assim sendo, neste post vamos falar tudo sobre o Circuito das Grutas, RJ: dicas para fazer uma das melhores trilhas do Rio!

Você sabe onde fica o Circuito das Grutas? Ou qual a melhor época para fazer esta, que é uma das mais interessantes trilhas do Rio de Janeiro? Então continue lendo este post, para ficar por dentro de todas as dicas e saber como foi nosso passeio!

onde fica o Circuito das Grutas
Aguardando o grupo na entrada do Parque.

Dicas para fazer o Circuito das Grutas, RJ

O Parque Nacional da Tijuca é composto por 4 setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca . Com quase 4.000 hectares, é considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo e abriga diversas espécies animais, sendo um símbolo de preservação da Mata Atlântica.

É um passeio super gostoso de fazer, uma vez que reúne caminhada, cachoeiras, grutas e ruínas históricas. Reunimos aqui dicas bem objetivas para quem pretende fazer o Circuito das Grutas na Floresta da Tijuca:

Onde fica o Circuito das Grutas

O Circuito das Grutas fica no Setor Floresta da Tijuca e a trilha tem início no lado oposto ao restaurante A Floresta.

Como chegar no Circuito das Grutas

De carro: siga pelo Alto da Boa Vista até a Praça Afonso Vizeu, portão de entrada do Parque da Tijuca. A partir de lá é só seguir as placas até o Restaurante “A Floresta”, onde você encontrará um estacionamento e poderá deixar o carro bem próximo ao início da trilha.

Vale lembrar que o número de carros permitidos para acessar a Floresta da Tijuca por dia é limitado, portanto se este número chegar ao limite, o acesso é fechado. Neste caso você vai precisar estacionar nas imediações da Praça Afonso Vizeu


#DicadaNanda: para quem vem de fora do Rio, uma boa opção é alugar um carro. Nós sempre utilizamos a plataforma da Rentcars, que reúne as melhores locadoras de veículos do país. Isso facilita bastante na hora de fazer um comparativo de preços, para escolher a melhor opção, de acordo com o seu orçamento!


De ônibus: é possível acessar o Alto da Boa Vista via Barra da Tijuca e Itanhangá ou via Tijuca. As linhas de ônibus mais indicadas são 301,302 e 345.

Você também pode usar o  Moovit , um aplicativo onde você coloca a sua partida e destino e vê as melhores opções de transporte!

O parque funciona das 8h às 17h, portanto, chegue o mais cedo possível para evitar pegar “engarrafamento” nas trilhas. Às 11h, quando terminamos a trilha, as cachoeiras já estavam bem movimentadas.

como chegar no circuito das grutas
Um refúgio verde no meio da cidade. Foto: @luiz.desbravandorio

Qual a melhor época para fazer o Circuito das Grutas?

Como o clima no Rio de Janeiro é quente praticamente o ano inteiro, não há uma época específica para fazer o Circuito das Grutas. No entanto, é sempre bom evitar (se possível) feriados prolongados, para que você possa curtir as grutas e cachoeiras com menos gente disputando o espaço =)


#DicadaGaia: sempre bom lembrar que o Rio requer uma atenção especial no quesito segurança… Se você nunca fez trilhas no Rio de Janeiro uma boa opção é contratar um guia ou agência para fazer esta trilha com você. Nós já fizemos várias trilhas com a Desbravando o Rio e deu tudo super certo!


Como é a trilha do Circuito das Grutas, RJ

Bem sinalizada, a trilha logo começa com uma plaquinha “Grutas” indicando o caminho a ser seguido e, a partir daí, serão várias grutas pelo caminho, tornando a caminhada agradável e tranquila, já que a distância entre uma e outra não é tão extensa ou íngreme demais.

mapagrutas
Mapa da Trilha para o Circuito das Grutas.

Circuito das Grutas, RJ: tempo de caminhada

A caminhada é bem tranquila e leva entre 2 ou 3h, numa distância total de 4km de extensão.

Circuito das Grutas, RJ: nível de dificuldade

O nível da trilha é bem leve e não é muito íngreme: requer atenção apenas na entrada e saída das grutas, para evitar algum escorregão ou entorse.


Veja também: Melhores botas para trilhas: marcas e modelos para você escolher


Circuito das Grutas, RJ: principais passeios do trajeto

Se você está iniciando no mundo das trilhas ou tem medo de fazer trilhas sozinho e está interessado em fazer o Caminho das Grutas, temos uma agência super de confiança para indicar que é a Desbravando o Rio. O roteiro deles não inclui todos lugares abaixo que fizemos (passará pelas grutas principais), mas em compensação eles te levam para conhecer algumas das melhores cachoeiras do Parque Nacional da Tijuca!

01. Gruta do Belmiro

A Gruta do Belmiro foi a primeira parada. Apesar de não ter nenhum atrativo especial, a subida que tem na lateral vale a pena para curtir a vista e tirar umas fotos. Este nome foi dado em homenagem a um cafeicultor, que ajudou no reflorestamento local, assim como outras grutas receberam nomes homenageando todos os que colaboraram no reflorestamento do parque.

circuito das grutas onde fica
A gruta do Belmiro tem uns 30 metros de altura.

02. Gruta do Archer

Quase em frente a Gruta do Belmiro nos deparamos com a Gruta do Archer, que já fez valer a pena o passeio! Uma das minhas preferidas, essa gruta mais parece uma janela para a floresta densa que encontra-se a frente. A descida é simples, é só tomar cuidado e, com uma mãozinha, chega-se ao seu interior. Esse atrativo é um dos pontos de parada da Desbravando o Rio.

caminho das grutas no parque nacional da tijuca
Uma imensa fenda na Gruta do Archer

03. Gruta dos Morcegos e Gruta Bernardo Oliveira

Um pouco adiante na trilha, encontramos a Gruta dos Morcegos e a Gruta Bernardo de Oliveira. A primeira é incrível, quase completamente vedada e com um pé direito altíssimo, apenas com uma entradinha de luz e dá pra imaginar o porquê do nome dela. A Gruta dos Morcedos é um dos pontos de parada da Desbravando o Rio. A segunda era pequena e sem nada de especial ou marcante.

Caminho das Grutas RJ
A interessante Gruta dos Morcegos

Por ali, há um paredão de pedra e uma área limpa e fresquinha, uma boa pedida para um piquenique ou apenas uma parada para descansar.  Mas tomem cuidado ao andar nas redondezas, aliás, em toda a trilha, pois avistamos uma jararaca próxima ao caminho que passamos (!!!).

pode entrar de carro no parque nacional da tijuca
Pausa para fotos!

04. Rio do Archer

Seguindo a trilha passamos pelo Rio do Archer, um bom local para dar uma respirada, lavar a mão e se refrescar,  e logo a seguir veio a pequena Gruta Gabriela.

05. Gruta Gabriela

A Gruta Gabriela possui um enorme paredão de pedra, com uma pequena queda de água. A gruta é ponto de partida para quem segue para a Cascata Diamantina e à esquerda você vai encontrar uma trilha sinuosa com uma bifurcação para 3 caminhos distintos. Subindo o morro você continua no circuito das grutas e ruínas e desemboca nas Ruínas do Sítio Humaitá.

circuito das grutas rio de janeiro
Foto: @luiz.desbravandorio

06. Ruínas do Sítio Humaitá

Outro atrativo da trilha são as Ruínas do Sítio Humaitá. Histórica, a antiga casa foi habitada pelo Barão do Bom Retiro no século XIX, mas hoje restam apenas uns tijolos aqui e ali. Lá você encontrará uma placa com informações mais detalhadas sobre a história.

Essa fazenda marca a época em que o Parque era dominado pelo cultivo intensivo de café com desmatamento que assolou a região. Esse quadro só foi revertido com o plano de reflorestamento do Major Archer, que levou mais de 10 anos para plantar 100 mil mudas na região com a ajuda de alguns colaboradores.

Esse fato histórico era desconhecido por mim e fiquei surpresa ao descobrir que parte do Parque da Tijuca foi fruto de um reflorestamento, feito por tantos anos…muito bem feito, por sinal!

Caminho das Grutas rjCaminho das Grutas rj

07. Cascata Diamantina

Depois de cerca de 3h de caminhada leve, chegamos de volta à estrada, num ponto bem próximo a Cascata Diamantina, onde é possível dar um mergulho em alguns pontos. Ficamos um pouco por lá curtindo a água fresca e depois voltamos para o nosso caminho, subindo em direção contrária a dos carros.

circuito das grutas onde fica
Foto: @luiz.desbravandorio

08. Vista do Almirante

No caminho ainda fizemos uma última parada na Vista do Almirante, que é uma bela janela nas árvores com vista para a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita.

como chegar no circuito das grutas na floresta da tijuca rj
O belo visual com a Pedra da Gávea e Pedra Bonita ao fundo

De volta ao ponto onde estacionamos o carro, o Restaurante A Floresta, ainda fomos até uma cachoeira que fica bem próxima da estrada, a Cachoeira das Almas.

Dica: Assim que chegar no parque, vá até a cachoeira para encontrá-la ainda tranquila e sem muito movimento. No horário em que chegamos lá já não dava pra chegar muito próximo da cascata por estar cheia. Nessa mesma trilha vale a pena ir também se estender um pouquinho até o Lago das Fadas.

Não se esqueça de preservar nosso maravilhoso parque, afinal, ele é de todos e devemos cuidar do que é nosso. Leve seu lixo embora após o piquenique, não deixe marcas e nem pensar em levar pra casa alguma planta do parque!


Veja também: Guia completo das melhores praias do Rio de Janeiro


Circuito das Grutas, RJ: equipamentos necessários

Quem está acostumado a fazer trilhas sabe que alguns equipamentos são necessários e importantes, não só para o nosso conforto, mas também para nossa segurança. Por isso, montamos aqui um checklist bem básico, para que você curta melhor sua trilha:

Checklist:

  • Uma boa bota ou tênis de trilha
  • Camisa com proteção UV
  • Calça ou short confortável
  • Mochila
  • Protetor solar
  • Repelente
  • Lanterna
  • Biquíni ou sunga por baixo da roupa, para um merecido banho de cachoeira!
  • Lanchinhos práticos e água
  • Toalha de secagem rápida

CUPOM DE DESCONTO COLUMBIA SPORTSWEAR

Você pode garantir 10% off em todos os produtos da Columbia acessando o site através deste link. É automático e o desconto será aplicado em todos os produtos, sem precisar digitar nenhum cupom!

CUPOM DE DESCONTO FJALLRAVEN

Se você, como nós, conhece e é super fã dos produtos da marca Fjallraven, não deixe de aproveitar o cupom MALADEAVENTURAS para ter 10% off em qualquer compra através do site da marca.


Agendamento para o Circuito das Grutas, RJ

É sempre bom ter o acompanhamento de um guia que conheça bem a região, sobretudo quando estamos sozinhos, quando não temos a prática de fazer trilhas ou até mesmo se for a sua primeira trilha.

circuito das grutas no rio de janeiro gruta gabriela
Foto: @luiz.desbravandorio

Circuito das Grutas, RJ: guia

Embora o Circuito das Grutas seja uma trilha relativamente simples, muita gente prefere a praticidade e segurança de fazer trilhas com agências. Nós já fizemos alguns passeios pelo Rio de Janeiro com a Desbravando o Rio e foi uma escolha super acertada. Além de conhecer bem a região, os guias tem uma vibe ótima, tornando o passeio super agradável (isso é importante, já tive experiências não tão boas…)

Preço da trilha do Circuito das Grutas, RJ

E para quem acha que este tipo de passeio com contratação de agência é um investimento alto, saiba que o preço é super acessível: R$ 153,00 por pessoa, com passeio de 4 horas de duração, para que você aproveite tudo com calma e tire fotos. Além de algumas grutas, eles fazem o circuito de cachoeiras da Floresta da Tijuca, passando pelas cachoeiras das Almas, Taunay e Diamantina.


Leia também: Trilha Morro Dois Irmãos: é perigosa? Preciso de guia?


Dúvidas frequentes de quem pesquisa pelo Circuito das Grutas, RJ

Ainda está com dúvidas? Reunimos aqui mais algumas informações importantes sobre o Circuito das Grutas, na Floresta da Tijuca:

Pode entrar de carro no Parque Nacional da Tijuca?

Sim você poderá entrar de carro no Parque Nacional da Floresta da Tijuca, desde que o limite máximo permitido por dia não tenha sido excedido (300 carros e 40 motos). A entrada é gratuita.

O que fazer no Parque Nacional da Tijuca além do Circuito das Grutas?

Existem outras cachoeiras no Parque Nacional da Tijuca (PNT) e ao contratar o passeio pelo circuito das grutas com a Desbravando o Rio as melhores cachoeiras estarão inclusas.

circuito das grutas cachoeiras rj
Foto: @luiz.desbravandorio

Quais são os outros passeios ou trilhas que posso fazer pelo Rio de Janeiro?

A Desbravando o Rio possui outros passeios super legais pelo Rio de Janeiro, para quem curte aventura e natureza:


Se  você curte trilhas, não pode perder estes posts:

Pedra do Telégrafo: onde fica, como chegar e dicas para a sua trilha

Trilhas no Rio de Janeiro: as 10 melhores com vistas de tirar o fôlego


Preciso de guia para fazer o Circuito das Grutas?

Não é obrigatório uma vez que a trilha em si é bem fácil. No entanto, por questões de segurança ou inexperiência, contratar um guia pode ser uma boa alternativa. E também é uma ótima oportunidade para conhecer pessoas e fazer novas amizades.


Pronto para desbravar o Circuito das Grutas, no Rio de Janeiro?

Por fim, agora que você já sabe como chegar no Circuito das Grutas, RJ, já pode começar a programar sua aventura!

E caso ainda tenha ficado alguma dúvida, ou você tenha alguma sugestão ou comentário, é só deixar aqui! Vamos adorar ler seu feedback e saber como foi sua experiência =)


Você pode gostar também de:

Melhores tênis para trilhas: marcas e modelos para você escolher

Melhores sacos de dormir: marcas e modelos para você escolher

Roupa para trilha, trekking e montanhismo: o que vestir para melhor conforto e performance?

Melhores mochilas de Trekking: marcas e modelos para você escolher


OBS: é provável que você encontre links de afiliados nesse post. Portanto, se você utilizou os nossos links para fazer as reservas da sua viagem, muito obrigada! É dessa forma que mantemos o blog ativo e sempre atualizado, pois ganhamos uma pequena comissão gerada através dessas vendas - e você não paga nada a mais por isso!
Quem escreve | @gaiavani
Quem escreve
Fotógrafa, viajante de carteirinha e empreendedora digital, a editora do Mala de Aventuras vive a vida intensamente, aproveitando cada horinha do seu dia para transformar o mundo através das viagens.
  • Sobre
    Sobre o Mala de Aventuras
    Aqui você encontra a melhor curadoria de destinos, hotéis e experiências pelo mundo. Acompanhe as nossas viagens em tempo real no @maladeaventuras
  • Organize a sua viagem!
    Descubra quais ferramentas nós e
    outros viajantes profissionais usamos
    para economizar nas viagens!
  • NEWSLETTER
  • Nossos presets!

    Sua fotos incríveis com apenas um clique!
    Conheça a nossa coleção de filtros para edição de fotos no aplicativo Lightroom!

  • Posts em destaque
  • E-Book fotografia
    ebookMDA
  • Publicidade

5 respostas

    1. Oi Luiz Clúadio, que bom que gostou 🙂
      Acompanhe a gente pelo facebook e instagram também: @maladeaventuras
      Beijos

    1. Oi Sabrina,
      Que bom que ajudamos você a planejar seu passeio!
      Sobre segurança, você pergunta em que sentido? Alguns amigos meus estiveram lá recentemente e falaram que está bem tranquila a trilha. Tem que tomar cuidado só com cobras, pois elas estão por lá e muitas vezes pertinho da trilha.
      Beijos!

  1. Experiências maravilhosas a de vocês, espero um dia poder ir me aventurar com vocês, se ouber disponibilidade me envie um e-mail adoraria conhecer esses lugares que por sinal estão do meu lado e eu nem conhecia, aff… Kkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *